"A professora Dra. Carla Minervino pela iniciativa e pelo exemplo que é para o grupo".

domingo, 21 de março de 2010


Trabalho, Stress e Saúde:
equilibrando esforço e recompensa – da teoria à ação
22 a 24/6/2010, 8h30 - 18h
Centro de Eventos Plaza São Rafael, Porto Alegre, RS
O evento que faz a diferença no seu desempenho

Esforço e recompensa são dois fatores que se retroalimentam. No campo profissional ou pessoal, todos os indivíduos querem ser aceitos e reconhecidos pelo trabalho que fazem. Em contrapartida, a falta de reconhecimento profissional e a ausência de estímulos, como uma promoção ou um aumento no salário, são dois problemas comuns enfrentados no ambiente corporativo. Mesmo se esforçando ao máximo, muitos profissionais não se sentem gratificados por seus superiores e acabam perdendo a motivação.

Esta relação entre esforço e recompensa no trabalho e a busca pelo seu equilíbrio será o foco do
10º Congresso de Stress da ISMA-BR, 12º Fórum Internacional de Qualidade de Vida no Trabalho, 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública e 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público.

Como as pressões e a competitividade no mercado de trabalho deverão continuar aumentando, é extremamente importante que o profissional sinta que existe um equilíbrio entre seu esforço e recompensa para evitar adoecimento. Desta forma, a força de trabalho é intensificada e cria-se um ambiente mais saudável e propício à produtividade. Para abordar esta questão, o evento terá a participação de Johannes Siegrist, PhD (Alemanha), professor de sociologia médica e diretor do curso de pós-graduação em saúde pública na Universidade de Düsseldorf.

Seus estudos sobre esforço-recompensa no trabalho resultaram num método para medir esta relação, a escala Siegrist, que virou referência no assunto e em função da qual recebeu diversos prêmios internacionais. Sua palestra alertará os empresários sobre o impacto que o reconhecimento tem sobre a produtividade, o desempenho e, principalmente, a satisfação dos funcionários.

Os temas selecionados para o Congresso de 2010 atendem a uma demanda atual. Este debate envolverá experiências empresariais e pesquisas na área. A ideia é não apenas discutir medidas pontuais, mas um conjunto de ações para tornar o dia a dia corporativo mais produtivo e sem prejuízos para a saúde física e mental. Congregando esforços, poderemos tornar o mundo menos estressante.

Comissão Organizadora
Alessandra Eisenreich
Drª. Álida Dal Vesco
Drª. Ana Maria Rossi
Ana Patrícia Fonseca Coelho
Celia Sampaio
Drª . Eliane Ferraz
Drª. Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha
Profª. Erika Boller
Drª . Flávia Dutra
Glaucia Savoldì Moy
Drª. Isis Cristina da Silva Souto
Dr. José Vieira Leite
Juliana Werneck de Souza
Liana Guerra Accorsi
Ftª. Lísia Coradini dos Santos
Drª. Margareth Buratto
Drª. Maria Aparecida Estacia
Maria Luisa Suarez Victor
Enfª. Marli Jacobsen
Nelson Bittencourt
Drª. Rosa Amélia Dantas
Rosa Maria Souza
Rosália Maria Costa Fonseca
Drª Rosani Sgari Szilagyi
Drª. Sandra Freire
Valéria Wormann

Coordenação Congresso
Drª. Ana Maria Rossi
Coordenação 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida na Segurança Pública
Drª. Silvia Wudarcki
Drª. Tatiana Severino de Vasconcelos
Coordenação 2º Encontro Nacional de Qualidade de Vida no Serviço Público
Drª. Elizabeth Mendes Ribeiro da Rocha
Dr. Luiz Alberto Cerqueira

Um comentário:

Emily Souza disse...

Olá. Há alguns dias vocês postaram informações sobre o I Simpósio de Abordagens em Psicologia. Sou aluna da UEPB e gostaria de mais informações a respeito das inscrições do evento. Agradeceria se pudessem entrar em contato comigo pelo e-mail: emily.sg_@hotmail.com, com tais informações.

Att.